sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Projeto - "Sons da Terra - Educando para conscientizar"

body {background-image:url(http://static.blingify.com/bgs/animals/blue-butterflies_Blingify-com.jpg);background-attachment:fixed; background-position:top left; background-repeat:repeat; background-color:ffffff;}
Blingify.com - Animals Backgrounds
Glitter Words
[Glitterfy.com - *Glitter Words*]

Com base no video clip de Michael Jackson EARTH SONG os alunos da turma 81 realizaram um Projeto com o tema " Meio ambiente"
       Este trabalho foi Interdisciplinar, envolvendo todos os componentes da PP.




 Fotos do projeto para Lições do Rio Grande












Plano de aula de Geografia

Objetivos:
 - Desenvolver as competências e habilidades programadas.
- Contextualizar as causas e conseqüências do desmatamento no Rio grande do Sul e na Amazônia.
Competências:
- Interpretar a formação e a organização do espaço geográfico.
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.
Habilidades:
- Identificar representações do espaço geográfico em imagens, fotos e mapas.
- Associar as características do ambiente (local ou regional) à vida pessoal e social.
- Relacionar a intervenção humana como um agente protagonista nas transformações do meio ambiente.
- Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos.
Conteúdo:
- Desmatamento.
Metodologia:
- Ler um texto relacionado ao assunto.
- Interpretar mapas e paisagens.
- Explicar os slides.
- Comentar e refletir as principais cenas do filme 2012.
Recursos:
- Programa Power Point.
- Mapas.
- A carta do cacique Seattle.
- Filme: 2012
Cronograma:
- 5 períodos.
Obs. Os alunos farão a gravação de um filme sobre o desmatamento fora do horário escolar na zona rural de General Câmara.




                                           Plano de aula  Língua Portuguesa
Objetivos:
Entender  a importância  da conscientização ambiental; perceber atitudes e  mudanças das pessoas com o meio ambiente ;promover a integração dos alunos  da escola através  de atividades coletivas
Competência e habilidades
Reconhecer e interpretar  os elementos relacionados  ao gênero  do texto e realizar previsões de leitura , a partir do vídeo da música EARTH SONG do  Mikael  Jacksom
Expressar os pontos de vista  próprios  com relação  a temas  com relação  ao meio ambiente,reconhecer a presença  das marcas lingüísticas  e outras  pistas  presentes  no texto
Incorporar recursos  da produção  literária  na própria  produção ,para expressão  de  si e para  expressão de sua cultura.
 Planejamento
Assistir o vídeo earth song, despertando  a questão ambiental dentro da imagem;
Trabalhar com a letra da música original em português, questionando e verificando as palavras da letra, analise  e significado;
Interpretação oral e escrita de pontos relevantes levantados  após ver o vídeo;
Produção de poesias  e parodias com atemática meio ambiente despertando a conscientização das pessoas  com relação ao  meio em que vivemos ;
Criação de slides buscando conscientizar que o planeta precisa mudar, através de imagens ;
Discussão da contribuição da variedade  lingüística e elementos gramaticais para construir textos;
Apresentação das poesias e da paródia  para turma em seminário ;
Apontar   e realizar questionamentos  sobre  a questão ambiental através das leituras e pesquisas realizadas durante a execução do projeto ,construção de textos para expor nasala e no mural da escola, despertando o gosto da escrita.
Recursos
Mùsica, rádio, giz, quadro , jornais, internet para pesquisa de imagens para construção de slides , leituras  de poesias em livros, sala de informática para pesquisa


Plano de aula - Artes
Professora: Wanessa e Jóice
Objetivo: Utilizar conhecimentos de artes visuais para desenvolver a conscientização ambiental.
Habilidades/ Competências:
·         Resgatar a consciência ambiental através do filme “ Wall-e”;
·         Identificar e Utilizar recursos da linguagem visual;
·         Analisar e relatar fatos acontecidos no filme como forma de desenvolvimento crítico;
·         Identificar produtos e procedimentos artísticos expressos em várias linguagens;
·         Utilizar os conhecimentos sobre a relação entre arte e realidade para atribuir um sentido para obra artística;
Número de aulas: 06 aulas
Metodologia:
·         Assistir ao filme,
·         Refletir as imagens apresentadas no filme;
·         Pintar camisetas como forma de transmitir mensagens de conscientização ambiental;
Recursos:
·         Filme Wall-e;
·         Camisetas;
·         Sala de vídeo;
·         Tintas;
·         Pincéis;
Avaliação:
·         Acompanhamento do aluno no decorrer do processo, registrando competências e habilidades alcançadas.

Plano de aula de Língua Inglesa
 Professora: Wanessa
Objetivo: Conhecer e utilizar recursos lingüísticos para formação de frases em língua Inglesa desenvolvendo a conscientização ambiental.
Habilidades/ Competências:
·         Resgatar a consciência ambiental através da letra da música “Earth Song”;
·         Identificar e Utilizar recursos lingüísticos;
·         Analisar e relatar fatos acontecidos no clipe como forma de desenvolvimento crítico;
Número de aulas: 02 aulas
Metodologia:
·         Assistir ao clipe da música “Earth Song”,
·         Refletir as imagens apresentadas no clipe;
·         Ordenar a letra da música utilizando tiras de papel enquanto a ouvem;
·         Identificar tempos verbais e estruturas gramaticais presentes na letra da música;
·         Analisar e relacionar imagens do clipe com o tema da música;
·         Construir um painel contendo imagens e palavras em LI como forma de conscientização ambiental;
Recursos:
·         Clipe “Earth Song”;
·         Letra da música;
·         Sala de vídeo;
·         Rádio;
·         Papel Kraft;
·         Recortes de jornal e revista;
Avaliação:
·         Acompanhamento do aluno no decorrer do processo, registrando competências e habilidades alcançadas.











4 comentários:

  1. Parabéns, professores e alunos da turma 81, o trabalho de vocês estava Dez. Tenho certeza que farão o maior sucesso na apresentação do projeto noa ULBRA Guaíba, dia 19/8.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a apresentação da turma 81, dava para perceber que se dedicaram ao maximo, pois fizeram um otimo trabalho continuem assim dando um otimo exemplo para os outros estudantes.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o trabalho,a cada dia mais a escola está nós dando oportunidade de aprender e nos transmitir conhecimento e cultura..Parabéns professores que se uniram fizeram um ótimo trabalho e alunos também os parabenizo pois é juntos que fazem a diferença..Ótimo trabalho..continuem assim dando orgulho a escola!!!!

    ResponderExcluir

Olá visitante...deixe um comentário....