sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Projeto - "Sons da Terra - Educando para conscientizar"

body {background-image:url(http://static.blingify.com/bgs/animals/blue-butterflies_Blingify-com.jpg);background-attachment:fixed; background-position:top left; background-repeat:repeat; background-color:ffffff;}
Blingify.com - Animals Backgrounds
Glitter Words
[Glitterfy.com - *Glitter Words*]

Com base no video clip de Michael Jackson EARTH SONG os alunos da turma 81 realizaram um Projeto com o tema " Meio ambiente"
       Este trabalho foi Interdisciplinar, envolvendo todos os componentes da PP.




 Fotos do projeto para Lições do Rio Grande












Plano de aula de Geografia

Objetivos:
 - Desenvolver as competências e habilidades programadas.
- Contextualizar as causas e conseqüências do desmatamento no Rio grande do Sul e na Amazônia.
Competências:
- Interpretar a formação e a organização do espaço geográfico.
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.
Habilidades:
- Identificar representações do espaço geográfico em imagens, fotos e mapas.
- Associar as características do ambiente (local ou regional) à vida pessoal e social.
- Relacionar a intervenção humana como um agente protagonista nas transformações do meio ambiente.
- Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos.
Conteúdo:
- Desmatamento.
Metodologia:
- Ler um texto relacionado ao assunto.
- Interpretar mapas e paisagens.
- Explicar os slides.
- Comentar e refletir as principais cenas do filme 2012.
Recursos:
- Programa Power Point.
- Mapas.
- A carta do cacique Seattle.
- Filme: 2012
Cronograma:
- 5 períodos.
Obs. Os alunos farão a gravação de um filme sobre o desmatamento fora do horário escolar na zona rural de General Câmara.




                                           Plano de aula  Língua Portuguesa
Objetivos:
Entender  a importância  da conscientização ambiental; perceber atitudes e  mudanças das pessoas com o meio ambiente ;promover a integração dos alunos  da escola através  de atividades coletivas
Competência e habilidades
Reconhecer e interpretar  os elementos relacionados  ao gênero  do texto e realizar previsões de leitura , a partir do vídeo da música EARTH SONG do  Mikael  Jacksom
Expressar os pontos de vista  próprios  com relação  a temas  com relação  ao meio ambiente,reconhecer a presença  das marcas lingüísticas  e outras  pistas  presentes  no texto
Incorporar recursos  da produção  literária  na própria  produção ,para expressão  de  si e para  expressão de sua cultura.
 Planejamento
Assistir o vídeo earth song, despertando  a questão ambiental dentro da imagem;
Trabalhar com a letra da música original em português, questionando e verificando as palavras da letra, analise  e significado;
Interpretação oral e escrita de pontos relevantes levantados  após ver o vídeo;
Produção de poesias  e parodias com atemática meio ambiente despertando a conscientização das pessoas  com relação ao  meio em que vivemos ;
Criação de slides buscando conscientizar que o planeta precisa mudar, através de imagens ;
Discussão da contribuição da variedade  lingüística e elementos gramaticais para construir textos;
Apresentação das poesias e da paródia  para turma em seminário ;
Apontar   e realizar questionamentos  sobre  a questão ambiental através das leituras e pesquisas realizadas durante a execução do projeto ,construção de textos para expor nasala e no mural da escola, despertando o gosto da escrita.
Recursos
Mùsica, rádio, giz, quadro , jornais, internet para pesquisa de imagens para construção de slides , leituras  de poesias em livros, sala de informática para pesquisa


Plano de aula - Artes
Professora: Wanessa e Jóice
Objetivo: Utilizar conhecimentos de artes visuais para desenvolver a conscientização ambiental.
Habilidades/ Competências:
·         Resgatar a consciência ambiental através do filme “ Wall-e”;
·         Identificar e Utilizar recursos da linguagem visual;
·         Analisar e relatar fatos acontecidos no filme como forma de desenvolvimento crítico;
·         Identificar produtos e procedimentos artísticos expressos em várias linguagens;
·         Utilizar os conhecimentos sobre a relação entre arte e realidade para atribuir um sentido para obra artística;
Número de aulas: 06 aulas
Metodologia:
·         Assistir ao filme,
·         Refletir as imagens apresentadas no filme;
·         Pintar camisetas como forma de transmitir mensagens de conscientização ambiental;
Recursos:
·         Filme Wall-e;
·         Camisetas;
·         Sala de vídeo;
·         Tintas;
·         Pincéis;
Avaliação:
·         Acompanhamento do aluno no decorrer do processo, registrando competências e habilidades alcançadas.

Plano de aula de Língua Inglesa
 Professora: Wanessa
Objetivo: Conhecer e utilizar recursos lingüísticos para formação de frases em língua Inglesa desenvolvendo a conscientização ambiental.
Habilidades/ Competências:
·         Resgatar a consciência ambiental através da letra da música “Earth Song”;
·         Identificar e Utilizar recursos lingüísticos;
·         Analisar e relatar fatos acontecidos no clipe como forma de desenvolvimento crítico;
Número de aulas: 02 aulas
Metodologia:
·         Assistir ao clipe da música “Earth Song”,
·         Refletir as imagens apresentadas no clipe;
·         Ordenar a letra da música utilizando tiras de papel enquanto a ouvem;
·         Identificar tempos verbais e estruturas gramaticais presentes na letra da música;
·         Analisar e relacionar imagens do clipe com o tema da música;
·         Construir um painel contendo imagens e palavras em LI como forma de conscientização ambiental;
Recursos:
·         Clipe “Earth Song”;
·         Letra da música;
·         Sala de vídeo;
·         Rádio;
·         Papel Kraft;
·         Recortes de jornal e revista;
Avaliação:
·         Acompanhamento do aluno no decorrer do processo, registrando competências e habilidades alcançadas.











Prêmio Educadores inovadores - Microsoft 2010

Glitter Words
[Glitterfy.com - *Glitter Words*]



Glitter Photos
Glitterfy.com - Glitter Gráficos




Prêmio Microsoft
Participação do Prêmio Educadores Inovadores
Projeto: África 2010 - Show de bola na escola
Coordenadoras: Ana Paula Krumel e Jane Dalla-Lana










http://www.educadoresinovadores.com.br/

Lições do Rio Grande




No dia 19 de agosto acontece a conclusão do seminário Lições do Rio Grande na Ulbra Guaíba
Professores que participarão do evento:

Patricia
Mauricio
Wanessa
Andreia
Vivi
Aleusandra
Camila
Gerson
Jóice

Jogo de futebol

Foi realizado  no ginásio de esportes da cidade, um jogo de futebol em comemoração ao Dia dos Pais
Turma 301 - 2010
Boa sorte a todos!


1º Festival VIVA JA




Festival  VIVA  JA
1º Festival de vídeos Vasconcelos Jardim
Tema: Lendas Folclóricas




O FESTIVAL

A entrega dos troféus aconteceu no dia 17 de setembro de 2010 no auditório da escola.