Blingify.com - Animals Backgrounds
[Glitterfy.com - *Glitter Words*]
Com base no video clip de Michael Jackson EARTH SONG os alunos da turma 81 realizaram um Projeto com o tema " Meio ambiente"
Este trabalho foi Interdisciplinar, envolvendo todos os componentes da PP.
Fotos do projeto para Lições do Rio Grande
Plano de aula de Geografia
Objetivos:
- Desenvolver as competências e habilidades programadas.
- Contextualizar as causas e conseqüências do desmatamento no Rio grande do Sul e na Amazônia.
Competências:
- Interpretar a formação e a organização do espaço geográfico.
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.
Habilidades:
- Identificar representações do espaço geográfico em imagens, fotos e mapas.
- Associar as características do ambiente (local ou regional) à vida pessoal e social.
- Relacionar a intervenção humana como um agente protagonista nas transformações do meio ambiente.
- Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos.
Conteúdo:
- Desmatamento.
Metodologia:
- Ler um texto relacionado ao assunto.
- Interpretar mapas e paisagens.
- Explicar os slides.
- Comentar e refletir as principais cenas do filme 2012.
Recursos:
- Programa Power Point.
- Mapas.
- A carta do cacique Seattle.
- Filme: 2012
Cronograma:
- 5 períodos.
Obs. Os alunos farão a gravação de um filme sobre o desmatamento fora do horário escolar na zona rural de General Câmara. Plano de aula Língua Portuguesa
Objetivos:
Entender a importância da conscientização ambiental; perceber atitudes e mudanças das pessoas com o meio ambiente ;promover a integração dos alunos da escola através de atividades coletivas
Entender a importância da conscientização ambiental; perceber atitudes e mudanças das pessoas com o meio ambiente ;promover a integração dos alunos da escola através de atividades coletivas
Competência e habilidades
Reconhecer e interpretar os elementos relacionados ao gênero do texto e realizar previsões de leitura , a partir do vídeo da música EARTH SONG do Mikael Jacksom
Expressar os pontos de vista próprios com relação a temas com relação ao meio ambiente,reconhecer a presença das marcas lingüísticas e outras pistas presentes no texto
Incorporar recursos da produção literária na própria produção ,para expressão de si e para expressão de sua cultura.
Planejamento
Assistir o vídeo earth song, despertando a questão ambiental dentro da imagem;
Trabalhar com a letra da música original em português, questionando e verificando as palavras da letra, analise e significado;
Interpretação oral e escrita de pontos relevantes levantados após ver o vídeo;
Produção de poesias e parodias com atemática meio ambiente despertando a conscientização das pessoas com relação ao meio em que vivemos ;
Criação de slides buscando conscientizar que o planeta precisa mudar, através de imagens ;
Discussão da contribuição da variedade lingüística e elementos gramaticais para construir textos;
Apresentação das poesias e da paródia para turma em seminário ;
Apontar e realizar questionamentos sobre a questão ambiental através das leituras e pesquisas realizadas durante a execução do projeto ,construção de textos para expor nasala e no mural da escola, despertando o gosto da escrita.
Recursos
Mùsica, rádio, giz, quadro , jornais, internet para pesquisa de imagens para construção de slides , leituras de poesias em livros, sala de informática para pesquisa
Plano de aula - Artes
Professora: Wanessa e Jóice
Objetivo: Utilizar conhecimentos de artes visuais para desenvolver a conscientização ambiental.
Habilidades/ Competências:
· Resgatar a consciência ambiental através do filme “ Wall-e”;
· Identificar e Utilizar recursos da linguagem visual;
· Analisar e relatar fatos acontecidos no filme como forma de desenvolvimento crítico;
· Identificar produtos e procedimentos artísticos expressos em várias linguagens;
· Utilizar os conhecimentos sobre a relação entre arte e realidade para atribuir um sentido para obra artística;
Número de aulas: 06 aulas
Metodologia:
· Assistir ao filme,
· Refletir as imagens apresentadas no filme;
· Pintar camisetas como forma de transmitir mensagens de conscientização ambiental;
Recursos:
· Filme Wall-e;
· Camisetas;
· Sala de vídeo;
· Tintas;
· Pincéis;
Avaliação:
· Acompanhamento do aluno no decorrer do processo, registrando competências e habilidades alcançadas.
Plano de aula de Língua Inglesa
Professora: Wanessa
Objetivo: Conhecer e utilizar recursos lingüísticos para formação de frases em língua Inglesa desenvolvendo a conscientização ambiental.
Habilidades/ Competências:
· Resgatar a consciência ambiental através da letra da música “Earth Song”;
· Identificar e Utilizar recursos lingüísticos;
· Analisar e relatar fatos acontecidos no clipe como forma de desenvolvimento crítico;
Número de aulas: 02 aulas
Metodologia:
· Assistir ao clipe da música “Earth Song”,
· Refletir as imagens apresentadas no clipe;
· Ordenar a letra da música utilizando tiras de papel enquanto a ouvem;
· Identificar tempos verbais e estruturas gramaticais presentes na letra da música;
· Analisar e relacionar imagens do clipe com o tema da música;
· Construir um painel contendo imagens e palavras em LI como forma de conscientização ambiental;
Recursos:
· Clipe “Earth Song”;
· Letra da música;
· Sala de vídeo;
· Rádio;
· Papel Kraft;
· Recortes de jornal e revista;
Avaliação:
· Acompanhamento do aluno no decorrer do processo, registrando competências e habilidades alcançadas.